Após sofrer agressão de prefeito, Blog do Finfa emite nota aos leitores

Resultado de imagem para finfa afogados da ingazeiraO Blog do Finfa, em seus quase oito anos de existência nunca foi chamado a nenhuma esfera judicial para responder questionamentos, seja por ter publicado inverdades ou desabonado algum agente público, fruto de um trabalho sério, feito com muito suor e honestidade. Esse blogueiro que assina os textos e repercute as informações de todo o Estado respeita princípios passados em sua formação de seus pais. Um deles, o de “a verdade cabe em todo lugar”.

Pautado nisso, nestes quase oito anos, o Blog do Finfa vem alcançando respeito e credibilidade em toda classe política e na sociedade como um todo. O leitor sabe que aqui irá se deparar com a verdade, doa a quem doer.

Isso acaba incomodando alguns agentes públicos. Um deles, o prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, cuja gestão é considerada a pior do Pajeú com base nos índices da Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo o TCE-PE. Também pelo recorde de processos a que responde, tendo que recorrer a advogados inclusive para garantir que seu mandato consiga chegar ao final. Noticiar os fatos, papel do blog, dar luz a esses episódios, fez com que o prefeito ultrapassasse o limite entre o bom senso e o convívio com a liberdade de imprensa, um dos pilares da nossa democracia.

Na tarde de ontem (23) ao participar de um evento a convite de um amigo, fui alvo de um ataque baixo e grosseiro por parte do Prefeito de Tuparetama. Incomodado com os fatos sobre sua gestão narrados por esse blog a partir de informações de órgãos de controle e judiciário, visivelmente alterado, dirigiu-se à mesa onde estava acompanhado da minha esposa e amigos. Bateu no meu ombro por trás e quando virei, ouvi dele agressão gratuita e xingamentos impublicáveis em respeito aos nossos leitores.

Sávio com seu ataque, agrediu não apenas a mim, mas às pessoas que o convidaram, aos que estavam em um evento social de pessoas sérias, aos que estavam próximo a mim.

Mas atacou muito mais: à liberdade de expressão, aos profissionais de imprensa da região que certamente também são alvo de sua ira simplesmente por narrar fatos ligados à sua gestão. Atingiu os milhares de leitores que acompanham nosso blog, respeitando nosso combate a desmandos administrativos.

Também atingiu a comunidade política. Não são poucos os prefeitos, vereadores, líderes sem mandato que desde o episódio ligam e manifestam solidariedade. Sabem que a divergência é natural no ambiente jornalístico. Que não há perfeição na política e que o jornalista preenche essa lacuna, apontando o que não vai bem.

As pessoas que estavam próximas conseguiram conter a ira do prefeito inconformado. Também espantadas com o descontrole emocional do prefeito. Passaram a conhecer como o restante da região quem é Sávio Torres de verdade. No episódio, tal qual um troglodita, revelou sua face e como costuma conviver com quem pensa diferente.

Sávio me fez sentir no tempo dos “senhores de engenho”. Agiu como um coronel dos tempos atuais, um ditador na modernidade. Como a democracia conquistada a duras penas pelo povo brasileiro ainda pode conviver com isso? Será que este cidadão sabe a dimensão do cargo que ocupa? Um prefeito, autoridade maior de um município, se portando como um Coronel agressivo e destemperado, querendo discordar de nossos posicionamentos no braço, na base da baixaria, nas vias de fato?

A atitude de Sávio, dada a repercussão do episódio, ao contrário, me fortaleceu. Sávio já deve saber que não me calarei, nem me intimidarei. Continuarei expondo tudo que achar pertinente sobre sua gestão. O povo de Tuparetama merece esta postura. Parafraseando Confúcio: “Ver o bem e não fazê-lo é sinal de covardia”.

Continuaremos com nosso trabalho, prezando pela verdade, cumprindo compromissos que assumimos, fazendo imprensa séria e ética, denunciando quando preciso for. Não nos sentiremos inseguros ou desmotivados, muito pelo contrário. Já disse o pensador George Bernard Shaw: “o ódio é a vingança dos covarde”.

Aos que prestam solidariedade, dos mais diversos segmentos, meu agradecimento e a certeza de que esse apoio é combustível para minha atuação. A Sávio, seu ato e suas palavras covardes, o tempo, a história e o presente já estão respondendo.