Deputado Doriel Barros destaca desempenho econômico do Nordeste em governos petistas

EXPANSÃO - Parlamentar ressaltou que o resultado foi ainda maior no Interior do que nas regiões metropolitanas das capitais. Foto: Jarbas AraújoO crescimento econômico da Região Nordeste durante os governos de Lula e Dilma Rousseff foi destacado pelo deputado Doriel Barros (PT), nesta quinta (21). O parlamentar repercutiu dados mostrados pela economista Tania Bacelar à reunião da Comissão de Agricultura realizada na quarta (20).

“O Nordeste e Pernambuco, em particular, tiveram um crescimento econômico maior do que a média nacional. Nosso Estado evoluiu de um PIB de R$ 105 bilhões em 2007 para R$ 140 bilhões em 2016, em razão dos grandes projetos e políticas estruturadoras dos presidentes Lula e Dilma”, relatou. Barros ressaltou que o resultado foi ainda maior no Interior do que nas regiões metropolitanas das capitais. Na visão dele, a expansão do Ensino Superior para cidades menores teve papel importante no processo de crescimento da economia.

Barros contrapôs esse cenário ao atual nível de desemprego, provocado pelo fim do ciclo de grandes empreendimentos no Estado. “Quando obras como as de Suape foram interrompidas, gerou-se um enorme desemprego. Por isso, entendemos o questionamento do presidente Lula à forma como a Operação Lava Jato foi conduzida”, considerou.