Sport estará de volta à Copa do Nordeste em 2020

Resultado de imagem para copa do nordeste

Após dois anos sem disputar a competição, o Sport está oficialmente de volta à Copa do Nordeste. A confirmação veio através de ofício da CBF, que confirmou a presença do Leão na edição de 2020. A última participação do Rubro-negro no Regional aconteceu em 2017, quando acabou com o vice-campeonato, perdendo para o Bahia na decisão. As negociações já vinham acontecendo desde que a atual gestão assumiu e a volta foi garantida pelo mandatário do clube.

“A importância dessa volta é que o Sport é o maior time do Norte/Nordeste. E ficar fora de uma Bahia, Ceará. E como a gente vai ficar fora de uma competição dessa? Não faz sentido a gente ficar fora e isso acarreta um prejuízo financeiro muito grande. Fora o problema de iniciar o ano com uma competição só, sem ter onde jogar”, comentou o presidente do Sport, Milton Bivar.

Em 2019, a Copa do Nordeste passou por mudanças em seu regulamento e formato de disputa. Questão bastante pedida pelos clubes participantes.

O Retorno era posto como uma das prioridades da gestão de Bivar. Desde sua campanha, um dos pontos chaves seria o retorno ao torneio, um dos principais do calendário brasileiro no primeiro semestre. Anteriormente, o diretor de futebol Wanderson Lacerda já havia comentado que tinha sido um “equívoco muito grande” a saída. O principal argumento do ex-presidente Arnaldo Barros era de que a Copa do Nordeste não era rentável para o clube e que inchava o calendário leonino. Nisso, o Rubro-negro ficou fora da disputa em 2018 e em 2019.

Neste ano, aconteceu justamente o inverso disso. Com o descenso para a Série B, saída do Nordestão e queda precoce na Copa do Brasil, o calendário do Sport ficou muito espaçado. No período de um mês, entre o dia 13 de fevereiro e 13 de março, data do último jogo do Leão, a equipe realizou apenas quatro jogos oficiais. Porém, o agravante foi a distância entre os jogos contra Afogados e Salgueiro, de 13 dias. Ao todo, são nove jogos no ano, com seis vitórias e três derrotas.