Colegiado da Alepe convidará especialistas para discutir Reforma da Previdência

A Assembleia Legislativa instalou, nesta quarta (13), a Comissão Especial da Reforma da Previdência Social. O colegiado tem um prazo de funcionamento máximo de 90 dias e vai analisar as repercussões sociais e econômicas das mudanças nas regras de aposentadoria, propostas pelo Governo Federal, em tramitação no Congresso Nacional desde o mês passado.

O deputado Doriel Barros (PT), idealizador do grupo, foi escolhido o presidente pelos pares. Teresa Leitão (PT) e João Paulo (PCdoB) foram eleitos, respectivamente, vice-presidente e relator dos trabalhos. Os outros membros titulares são Isaltino Nascimento (PSB) e Rogério Leão (PR), aos quais se somam os suplentes Antonio Fernando (PSC), Dulcicleide Amorim (PT), Fabrizio Ferraz (PHS), Juntas (PSOL) e Professor Paulo Dutra (PSB).

Doriel Barros propôs, como primeira ação, uma reunião com especialistas sobre o tema para discutir questões técnicas sobre o texto que será votado pelos deputados federais e senadores – com atenção aos efeitos que as mudanças podem ter sobre Pernambuco. Em seguida, sugeriu que sejam realizadas audiências públicas para debater o assunto em cada uma das quatro regiões do Estado. Por fim, as mudanças seriam discutidas com entidades sindicais e representantes das prefeituras e câmaras de vereadores.

“Ao final dessas etapas, teremos elementos suficientes para construir um relatório sólido, adequado para ser apresentado à sociedade e aos congressistas”, ponderou o petista. “São temas muito importantes para os homens e mulheres, sejam do campo ou das cidades, e irão exigir de nós comprometimento e participação”, complementou, alertando para a necessidade de acompanhar as discussões em Brasília.

O deputado estadual (Doriel) estará juntamente com o deputado federal, Carlos Veras, na próxima sexta (15) participando de uma audiência pública em Afogados da Ingazeira para tratar sobre o assunto da Reforma da Previdência.