Ford anuncia o encerramento de fábrica em São Bernardo do Campo

A montadora de veículos Ford anunciou nesta terça-feira, 19, que vai encerrar as atividades de sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP). De acordo com a montadora, o fechamento da fábrica, que produz caminhões e o Fiesta, que deixará de ser produzido, tem como objetivo “o retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul”. A fábrica possui 2,8 mil funcionários.

“A Ford está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores e atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente”, explica Lyle Watters, presidente da montadora na América do Sul.

A medida teria sido tomada depois de “meses de busca por alternativas” por parte da Ford para garantir a operação no país, incluindo a busca de parcerias e a venda da operação.

GM ameaçou saída do país

A Ford não é a primeira montadora de veículos a reclamar das condições do mercado brasileiro de automóveis.

Nesta semana, o presidente da GM Mercosul, Carlos Zenga, declarou que a empresa considera deixar o país, caso não obtenha ajuda nos investimentos.”Não se pode sair da lógica de que uma companhia investe com expectativa de retorno razoável” diz. “Sem investimentos, a situação da GM vai ficar complicada. Mas quero pensar num cenário em que todo o setor vai mudar para se tornar mais competitivo”, afirmou.