Tuparetama promove oitavo aniversário do Balaio Cultural neste sábado

Resultado de imagem para galego do pajeu
Galego do Pajeú será uma das atrações aniversário de oitos anos do Balaio Cultural

Quem estiver pelo Sertão do Pajeú e regiões vizinhas em busca de lazer e entretenimento para este final de semana, a cidade de Tuparetama, oferece uma programação cultural gratuita para todos os tipos de público. Neste sábado (2), acontece a edição do oitavo aniversário do Balaio Cultural, projeto iniciado em janeiro de 2011, que valoriza e promove a cultura sertaneja, artistas e talentos da região. As apresentações terão início a partir das 20h, no Espaço Cultural da Academia das Cidades.

Para celebrar os oito anos do Balaio Cultural, a programação contará com a participação da Orquestra de Frevo Pajeú, Pepysho Neto e Walter Lages, Josimar Alves e Galego do Pajeú, dentre outros artistas e poetas. Além das apresentações musicais, acontecerá o lançamento do livro O Mundo Imundo das Drogas , do poeta Antônio Carneiro.

Idealizado por Fernando Marques, produtor cultural e atual secretário de Cultura do município, o evento, que acontece no primeiro sábado de cada mês, consolidou-se no calendário festivo-cultural do Pajeú e das regiões vizinhas do Moxotó e Cariri Paraibano, atraindo pessoas de diversos lugares.

“O Balaio é um ponto de resistência da cultura regional, onde os artistas têm um espaço para divulgação dos seus trabalhos”, pontua Fernando Marques. O produtor afirma ainda que a realização do evento só é possível graças aos artistas, aos patrocinadores e a parceria firmada com a prefeitura de Tuparetama.

“São oito anos de muita luta para que o Balaio seja realizado mensalmente. Graças à sensibilidade dos artistas, que recebem apenas uma ajuda de custo para se apresentar, o evento se tornou um sucesso no Sertão de Pernambuco”, acentua o secretário de Cultura. “Nossos agradecimentos a Prefeitura de Tuparetama, que se tornou nossa principal parceira e aos diversos patrocinadores que ao longo desses anos ajudaram a fortalecer a cultura do nosso povo”, emenda Marques.

O Balaio também tem sido palco para a revelação de novos talentos, a exemplo de Rafael Moura e do grupo Rimas em Canto, que por lá se apresentaram pela primeira vez ao público. Nomes como Maciel Melo, Flávio Leandro, Assissão, Irah Caldeira, Em Canto e Poesia, Bia Marinho e As Severinas, já se apresentaram nas edições anteriores.

Serviço
8º aniversário do Balaio Cultural
Onde:Espaço Cultural da Academia das Cidades (Tuparetama)
Quando: 02 de fevereiro, a partir das 20h
Quanto:Gratuito