Presidente da Câmara de Ipojuca reage a protesto em câmara de vereadores e diz: ‘desses bandidos que estão aí não tenho medo de nenhum’

Uma sessão realizada nesta terça (18), na Câmara Municipal de Ipojuca, no Grande Recife, teve manifestações de moradores no plenário e reação do presidente do Legislativo. Diante dos protestos, o vereador Deoclécio Lira (PSD) foi flagrado em vídeo, dizendo que “desses bandidos que estão aí não tenho medo de nenhum” (veja vídeo acima).

As imagens foram feitas na terceira reunião ordinária da Câmara de Ipojuca. Na sessão, registrada em vídeo que foi postado no YouTube, as pessoas que estavam no plenário começaram a se manifestar.

É possível observar vereadores conversando e o barulho das pessoas que estavam acompanhando a reunião. O presidente da Câmara afirma, primeiro, que, “se continuar a confusão”, vai interromper [a sessão] e mandar esvaziar [o plenário]”.

Em seguida, diz que não “vai ficar refém de conversinha nem de algazarra”. Quando ele se refere aos “bandidos que estão por ai”, são ouvidas vaias.

Segundo a prefeitura de Ipojuca, a secretária Manúcia Medeiros foi convidada para apresentar a execução orçamentária de 2021, mas sequer conseguiu começar, por causa do tumulto. Às 13h, foi formalizado o encerramento da sessão, que, agora, vai ocorrer no fim de janeiro.

Por meio de nota, o presidente da Câmara de Ipojuca, Deoclécio Lira, afirmou que “a fala não foi dirigida à população e sim a algumas pessoas vinculadas à gestão municipal que estavam tumultuando a sessão desta terça-feira”.

Também na nota, o vereador disse que as pessoas “foram convocadas um dia antes por integrantes da prefeitura, para atrapalhar o trabalho da Câmara, que havia convocado a titular da pasta da Saúde para prestar contas do orçamento gasto em 2021 na área da saúde”.

O parlamentar também disse que a “fala foi direcionada a essas pessoas que foram tumultuar a sessão, ofender e intimidar os vereadores que estavam realizando o trabalho ao qual são incumbidos, o de fiscalizar o poder executivo”.