Paulo Câmara terá que trocar até sete secretários por causa das eleições

DAY SANTOS/JC IMAGEM

Após definir quem será o candidato ao Governo do Estado pelo PSB, o governador Paulo Câmara terá que realizar uma reforma administrativa em seu último ano de gestão. Isso porque, pelos cálculos preliminares, dos 23 secretários estaduais ao menos cinco deles devem entregar os cargos a partir de abril – período de desincompatibilização eleitoral – para disputar as eleições proporcionais.

As mudanças dos titulares do primeiro escalão iniciará a partir da escolha do postulante majoritário, caso o governador bata o martelo pelo o nome do secretário da Casa Civil, José Neto (sem partido) – quadro apoiado internamente pelo próprio chefe do Executivo -, ou pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio (PSB), que tem seu nome sendo defendido novamente por aliados nos últimos dias.

Já os outros auxiliares do governo devem disputar uma vaga no Legislativo. Ainda pelo PSB, os secretários estaduais de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, e de Ciências, Tecnologia e Informação, Lucas Ramos, vão concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco e Câmara dos Deputados, respectivamente.

A pasta de Ciência e Tecnologia que já foi comandada pela vice-governadora Luciana Santos, Marcelino Granja e José Bertotti, todos em uma composição com o PCdoB, poderá ser parte de uma nova negociação com os partidos da base. “A SECTI pode ser alvo de composição, se assim definir o governador Paulo Câmara. Mas o PSB tem ocupado com seus quadros posições estratégicas, especialmente no momento que a prioridade é a retomada econômica”, declarou Lucas Ramos.

O Partido Socialista Brasileiro também tem como sua principal aposta na função de “puxador de votos”, o gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento, Pedro Campos, irmão do prefeito do Recife João Campos.

Dentre as acomodações feitas para contemplar os partidos que formam a Frente Popular de Pernambuco, da cota indicada pelo PP, o secretário de Desenvolvimento Agrário Claudiano Martins Filho, que também é deputado estadual licenciado, deve entregar o comando da pasta para encarar a reeleição nas urnas.

Segundo o presidente estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte, quem também deve deixar a secretaria são o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco Kaio Maniçoba e o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do IPA, Beto Accioly.