Pernambuco confirma mais duas mortes e 179 novos casos da gripe H3N2

Em escalada da covid-19, Recife está com baixa adesão à campanha de  vacinação contra a gripe

Nesta quinta-feira (23), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirma laboratorialmente mais 179 casos de gripe, sendo 174 para o subtipo A (H3N2) e 5 A não subtipada. Com isso, desde o último dia 18, quando foram divulgados os primeiros casos no Estado, sobe para 222 o número de pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o vírus influenza em Pernambuco. Entre eles, 216 para influenza A (H3N2), sendo 1 pelo critério clínico-epidemiológico, e 6 não subtipada. As análises foram realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE).

Dos 222 casos, 28 (12,6%) tiveram a forma mais severa da gripe, com apresentação do quadro de síndrome respiratória aguda grave (srag). Também estão confirmados três óbitos pela influenza A (H3N2). O primeiro, informado na última segunda-feira (20), foi de um homem de 46 anos, morador do Recife e que tinha doença renal crônica. Ele faleceu no último domingo (19). A segunda vítima foi uma mulher de 69 anos, residente no Recife, e que teve o início dos sintomas no dia 8 de dezembro (tosse e falta de ar). Ela, que tinha hipertensão e diabetes, estava internada desde o dia 17 na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem, Zona Sul da cidade, e faleceu na segunda-feira (20).

Já o terceiro óbito foi de um homem de 24 anos, com sobrepeso e hipertensão. De acordo com a família, ele tinha histórico recorrente de busca por serviço de saúde por causa da pressão alterada. O início dos sintomas foi em 14/12 (febre, tosse, falta de ar) e o óbito em 16/12, no Hospital Municipal Carozita Brito, em Nossa Senhora do Ó.