IFPE abre processo seletivo gratuito com 4.631 vagas nesta terça-feira (19); veja como se inscrever

Campus Afogados.png — IFPE Instituto Federal de Pernambuco

Foi lançado nesta segunda-feira (18) o edital para o processo seletivo para ingressar no O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Como consequência da pandemia, neste processo, 2022.1, não haverá aplicação de prova. A instituição disponibilizou 4.631 vagas que serão distribuídas nos 16 campus existentes. Os candidatos não precisarão pagar taxa de inscrição.

De acordo com o IFPE, todas as fases do processo serão de forma online analisando o desempenho escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com a modalidade de curso escolhida. Assim como no último processo, também está mantida a gratuidade da inscrição. Candidatos terão um canal exclusivo para atendimento através do endereço: atendimentoingresso. ifpe.edu.br.

Inscrições
Conforme informações passadas pela instituição, as inscrições iniciam nesta terça-feira (19) e devem ser feitas até o dia 7 de novembro pelo site ingresso.ifpe.edu.br. Do total de vagas oferecidas, 958 são para cursos superiores; 2.355 para cursos técnicos na modalidade Subsequente – voltada para quem já cursou ensino médio; 1.283 para cursos técnicos na modalidade Integrado ao Ensino Médio; e outras 35 vagas na modalidade Proeja – Qualicação Prossional.

Para os candidatos que concorrerão às vagas dos cursos técnicos nas modalidades Integrado, Proeja e Subsequente, o ingresso se dará por meio da análise do Desempenho Escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certicação equivalente. No caso do Integrado ou Proeja, serão levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Já os candidatos aos cursos superiores poderão escolher entre apresentar a nota geral do Enem ou o histórico escolar do Ensino Médio ou documento equivalente. No caso da nota do Enem, será aceita uma das cinco últimas edições (2016 a 2020). Quem optar por histórico escolar deverá usar as notas de Língua Portuguesa ou Português, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geograa ou disciplinas equivalentes, do 1º e 2º anos do Ensino Médio.