Governo de PE lança programa que oferece bolsas para estudantes monitores da rede estadual

 (Foto: Kleyvson Santos/SEE)

Um projeto de lei foi enviado pelo Governo de Pernambuco para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com o objetivo de oferecer bolsas para resgatar a aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino que estão com dificuldades nos estudos.

De acordo com a gestão estadual, o programa -Intitulado Monitoria PE- se divide em Monitoria de Aprendizagem voltado para estudantes da rede, que receberão bolsas para reforçar a aprendizagem dos alunos que estão com dificuldades, e o Monitoria de Busca Ativa, voltado para diminuir a evasão escolar por meio de ações que, segundo o governo, serão desenvolvidas por um profissional indicado pelas escolas.

A expectativa da administração pernambucana é que os programas entrem em atividade a partir de 1º de outubro deste ano, a depender da aprovação da Alepe.

O programa Monitoria de Aprendizagem é voltado para estudantes dos nonos anos do Ensino Fundamental e terceiros anos do Ensino Médio, e consiste numa bolsa de monitoria para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, no valor mensal de R$ 200. Os estudantes selecionados para serem monitores devem atuar junto aos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem. Esses monitores serão acompanhados pela equipe pedagógica da unidade de ensino, informou a Secretaria de Educação e Esportes (SEE).

Dentro os critérios para participar do programa, estão: ter média superior a 7; ter disponibilidade de horário para dar suporte aos demais estudantes; participar de reuniões com a equipe pedagógica da escola; fazer planejamentos e estudar.

Ainda segundo a SEE, as escolas farão seus processos seletivos para selecionar os estudantes que serão beneficiados. Estão sendo disponibilizadas 1.008 vagas para Língua Portuguesa e 1.008 para Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental; e 2.556 vagas para Língua Portuguesa, e 2.556 vagas para Matemática no 3º ano do Ensino Médio, totalizando 7.128 vagas de Monitoria.