‘É normal’, diz secretário sobre fechamento à noite de delegacias de Pernambuco

CARLOS MEDEIROS/SDS

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, falou pela primeira vez sobre a diminuição do número de delegacias abertas 24 horas em Pernambuco. E minimizou o problema. A nova portaria, passa a valer a partir de 1º de outubro. No Recife, por exemplo, todas as delegacias de bairro (com exceção de Boa Viagem) só permanecerão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem precisar de atendimento e registro de queixas, no geral, deve se dirigir até a Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande.

“Todas as delegacias funcionam em horário de expediente abertos e atendendo ao público. No repouso noturno e fins de semana, a gente trabalha com as delegacias de plantão. E essa portaria editada recentemente foi apenas isso: uma reorganização dos plantões para que a gente possa fortalecer os que vão ficar abertos para atender melhor a população. Isso é normal nesses horários de repouso e fim de semana, muitos órgãos trabalham em regime de plantão”, declarou Humberto Freire, em entrevista ao programa Por Aqui, da TV Jornal, na tarde desta quarta-feira (22).

Importante reforçar que o fechamento das delegacias à noite e nos fins de semana também gera outro problema na segurança pública. Com o já precário efetivo policial nas ruas, as equipes da Polícia Militar que realizarem flagrantes precisarão também fazer um deslocamento maior à procura da unidade policial mais próxima que esteja aberta. Na capital pernambucana, isso já é uma rotina, visto que os casos seguem para a Central de Plantões.

Mas, no interior do Estado, os PMs precisam se deslocar do município de origem da ocorrência para outro, onde tem delegacia funcionando. Além da perda de tempo, os militares deixam de garantir a segurança da população nas ruas.

COMO FICA NO INTERIOR
Na Zona da Mata e Agreste do Estado, 18 delegacias funcionam 24 horas, incluindo fins de semana. Com a mudança, válida a partir de outubro, o número cai para 9. Nessas duas regiões do Estado, apenas as seguintes delegacias estarão funcionando sem interrupção: Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Bezerros, Belo Jardim, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe e Garanhuns.

A redução de unidades policiais abertas todos os dias ocorre, inclusive, em um momento delicado: vários municípios do interior registraram aumento de homicídios neste ano.

A Delegacia de Goiana, na Mata Norte, é uma das que deixará de funcionar em esquema de plantão. Na portaria até então em vigor, a unidade policial abrangia também as circunscrições dos municípios de Condado, Itaquitinga, Itambé e Aliança. Agora, a Delegacia de Nazaré da Mata ficará responsável por essas cinco cidades e mais 12.

As Delegacias de Timbaúba, Gravatá, Tamandaré, Agrestina, Belo Jardim, Surubim, Lajedo Bom Conselho e Canhotinho deixam de funcionar em regime de plantão.

No Sertão, não haverá alteração. Só 8 delegacias seguirão abertas 24 horas por dia: Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Floresta, Salgueiro, Araripina, Cabrobó e Petrolina.