Bolsonaro ataca CoronaVac e diz estar ‘melhor em imunização’ que vacinados com imunizante

 (Foto: AFP / EVARISTO SA)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar a vacina CoronaVac, fabricada pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Nesta quinta-feira (16), Bolsonaro disse que “está melhor imunizado que todo mundo que tomou” o imunizante.

A afirmação foi feita durante transmissão ao vivo semanal por meio de suas redes sociais. Bolsonaro estava acompanhado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que não rebateu a frase do presidente, dizendo apenas que o imunizante possui autorização emergencial de uso junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Essa questão é sobre a efetividade das vacinas. É muito importante, pois sabemos que essas vacinas são de vírus inativado, elas têm uma efetividade menor, mas obtiveram o registro emergencial. Esperamos que levem os dados completos para a Anvisa”, disse Queiroga.

Bolsonaro também disse que a CoronaVac não possui comprovação científica. No entanto, uma pesquisa feita com 60,5 milhões de brasileiros entre janeiro e junho deste ano mostrou que o imunizante tem uma efetividade superior a 70% para evitar casos graves, internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e mortes causadas por Covid-19. O resultado foi publicado por meio de um artigo em uma plataforma.