Avião da GOL bate cauda na pista durante decolagem no RJ

A aeronave transportava seis tripulantes e vinte passageiros quando tocou a cauda na pista - OKER / Hady Khandani/ullstein bild via Getty Images

Um Boeing 737-800 da Gol assustou os passageiros na terça-feira (31) ao sofrer um tail-strike, quando a extremidade traseira da aeronave atinge a pista principal. O avião decolava do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro e tinha como destino o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, segundo relatório da Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

A aeronave transportava seis tripulantes e vinte passageiros quando tocou a cauda na pista. A tripulação efetuou os procedimentos necessários e a viagem prosseguiu. Segundo o relatório, o pouso foi realizado sem interferências e a aeronave não sofreu danos. Todos os que estavam a bordo saíram ilesos.

A ocorrência de um tail-strike se deve à inclinação excessiva do nariz da aeronave, tanto na decolagem quanto no pouso. Geralmente não causa incidentes graves, mas é necessária uma perícia para avaliar os danos. “Os pilotos efetuaram os procedimentos necessários e o pouso ocorreu sem mais anormalidades. A aeronave passou por inspeção de manutenção, retornando à operação no mesmo dia”, informou a companhia.

Na semana passada, um outro avião da GOL enfrentou problemas devido ao mau tempo. Os passageiros haviam saído de Guarulhos (SP) e tinham como destino Vitória, no Espírito Santo. Entretanto, tiveram que ficar voando durante meia hora para conseguir finalmente pousar.