Morre aos 84 anos o ator Paulo José, em decorrência de pneumonia

Morre o ator Paulo José: relembre a carreira e veja homenagens | Famosos |  Gshow

Morreu nesta quarta (11), aos 84 anos, o ator e diretor Paulo José, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, em decorrência de pneumonia. Segundo o comunicado enviado pela emissora carioca (Globo), ele estava havia 20 dias internado em um hospital no Rio de Janeiro.

O ator foi diagnosticado com Parkinson —doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central e não tem cura—, em 1993. Mas seguiu trabalhando enquanto pôde. Em 2014 atuou na novela “Em Família” (Globo), interpretando um personagem que também tinha Parkinson. Foi seu último trabalho na TV. No cinema, foi homenageado com o documentário “Todos os Paulos do Mundo” em 2018, filme que revê sua carreira a partir dos filmes que protagonizou.

Paulo José foi casado com as atrizes Dina Sfat, Bethe Caruso e Zezé Polessa, e deixou quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner —do seu relacionamento com a primeira— e Paulo Henrique — de sua relação com a segunda.

O gaúcho começou no teatro ainda em Porto Alegre, onde fundou em 1955 o Teatro de Equipe — ao lado de nomes como Lilian Lemmertz. Em 1962, ele esteve no grupo que adquiriu o Teatro de Arena, com astros do calibre de Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, Juca de Oliveira, Paulo Cotrim e Flávio Império.

Sua estreia na televisão foi em 1969, com “Veu de Noiva”, já na TV Globo. Seu personagem mais marcante foi o mecânico Shazan, da novela “O Primeiro Amor”, de 1972, que fazia uma dobradinha com Xerife (Flávio Migliaccio).

Depois os dois ganharam seu próprio seriado, o “Shazan, Xerife e Cia”, em que os dois também eram responsáveis por escrever e dirigir os capítulos que foram ao ar entre 1972 e 1974.

Ao longo de mais de 60 anos de carreira, atuou em mais de 20 novelas e minisséries, segundo a TV Globo. Entre os destaques estão ‘Roda de Fogo’ (1986), ‘Tieta’ (1989), ‘Vamp’ (1991) e “Agora É que São Elas’ (2003), de Ricardo Linhares, escrita a partir de uma ideia original do próprio Paulo José.

Muitos artistas foram às redes para lamentar a morte do ator. Selton Mello, que o dirigiu no filme “O Palhaço” (2011), fez uma postagem emocionada no Instagram há dois dias, na qual celebrava o papel de dom Pedro 2º na novela “Nos Tempos do Imperador” (Globo) e o dedicava a Paulo José. “Este trabalho é dedicado ao meu maior mestre: Paulo José. […] Meu amor por ele é gigante. Paulo, eu faço meu trabalho pensando sempre em como você faria.”