Bares e restaurantes em Pernambuco ganham flexibilizações em novo decreto

A secretária Ana Paula Vilaça também anunciou o aumento da lotação de eventos sociais como aniversários e casamentos
 (Foto: Hélia Scheppa/SEI)

Em mais uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (14) a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, anunciou que a partir da próxima segunda-feira (19) está liberada a música ao vivo em bares e restaurantes de todo o estado. Além disso, foi aumentado em uma hora o horário de funcionamento do setor em feriados e fins de semana. Eventos sociais agora poderão ter público de até 100 pessoas, o dobro da lotação estipulada anteriormente.

Segundo Ana Paula, as novas flexibilizações atendem pedidos antigos do setor e são justificadas pelo momento sanitário que estamos enfrentando, marcado pela queda no número de pacientes internados em leitos de UTI, além do avanço da vacinação por todo o estado. No entanto, seguem proibidos os espaços destinados para dança, a fim de evitar aglomerações e manter o distanciamento.

Aos fins de semana e feriados, bares e restaurantes terão uma hora a mais de funcionamento. Na prática, estabelecimentos da Macrorregião em Saúde I, que engloba o grande Recife, parte do Agreste e Zona da Mata, poderão funcionar até as 23h nesses dias específicos. Nas Macrorregiões II, III e IV o horário limite é 22h.

Segundo a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, no caso específico dos eventos sociais e buffets, que englobam aniversários, batizados, casamentos e formaturas, por exemplo, o número de pessoas permitido vai aumentar de 50 para 100, ou 30% da capacidade do local, o que for menor. “Apesar dessas medidas de flexibilização, precisamos manter os cuidados e a atenção máxima no cumprimento dos protocolos. Essa é uma fase essencial para que a economia não precise sofrer novas restrições. Além disso, vai ser muito importante a observação nesses próximos dias para que possamos avançar ainda mais nas flexibilizações”, apontou Ana Paula.