Papa Francisco deixa hospital após passar por cirurgia

Carro com vidro escuro transportando o papa Francisco deixa o hospital em Roma - Filippo Monteforte/AFP

O papa Francisco deixou o Hospital Gemelli, em Roma, hoje, após a operação de cólon, à qual foi submetido em 4 de julho.

O pontífice argentino, de 84 anos, foi operado para tratar uma estenose diverticular sintomática do cólon.

O líder da Igreja Católica deixou o hospital no banco do carona do veículo azul tradicionalmente usado por ele em seus deslocamentos pela capital italiana.

Antes de voltar ao Vaticano, o pontífice ainda fez uma parada para oração na Basílica de Santa Maria Maggiore, maior igreja mariana de Roma. Ao chegar à Casa Santa Marta, sua residência oficial, ele ainda cumprimentou policiais de sua escolta e soldados do Exército que faziam a segurança da região.

Ao longo de sua internação, o papa acompanhou o noticiário internacional, enviou mensagens de pêsames pelo assassinato do presidente do Haiti, defendeu o direito de uma saúde gratuita para todos e comemorou os títulos da Argentina e da Itália na Copa América e na Eurocopa, respectivamente.

No último domingo (11), o papa se dirigiu aos fiéis de uma varanda no décimo andar do hospital, dizendo estar “feliz por poder manter” esse compromisso dominical.

Ontem, ele visitou crianças internadas em uma ala voltada ao tratamento de câncer.

O sumo pontífice deve descansar durante todo mês de julho no Vaticano. Nenhuma audiência geral ou reunião oficial foi marcada para este período.