Lula amplia vantagem e venceria Bolsonaro por 58% a 31% no segundo turno, afirma Datafolha

Centro não é o ponto entre dois extremos | Míriam Leitão - O Globo

O petista aparece à frente do mandatário tanto na pesquisa estipulada, quanto são ditos os nomes dos candidatos aos entrevistas. Em um cenário em que os dois se enfrentam no segundo turno, o petista aparece com 58% dos votos, e o presidente, 31%.

Lula também lidera nos dois cenários apresentados para o eleitor e em todas as simulações de disputa de segundo turno.

A pesquisa também incluiu possíveis candidatos como o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), o governador de São Paulo João Doria (PSDB), o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM).

Nos dois cenários de primeiro turno testados pelo Datafolha, os principais rivais estão na mesma. Lula fica à frente com 46%, ante 25% do presidente. Ciro marca 8% numa e 9%, na segunda. Numa hipótese e noutra, 10% dizem que não votam em ninguém.

Nesse cenário, em votos válidos Lula chega a 52%, o que dentro da margem de erro lhe garantiria a vitória em primeiro turno na eleição.

A diferença fica na conta do PSDB, que num cenário tem João Doria, o governador paulista que confirmou no período que vai disputar as prévias para tentar ser o presidenciável do partido, e noutro, Eduardo Leite, que governa o Rio Grande do Sul e também postula a nomeação.

Com o paulista no primeiro cenário, os tucanos chegam a 5%, enquanto o DEM com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta chega a 5%. Todos embolados tecnicamente entre si e com Ciro.

Já na segunda fotografia, com o gaúcho, o tucano faz 3%, e o ex-ministro, 5% —empatando com o pedetista no limite da margem de erro.

O Datafolha ouviu de forma presencial 2.074 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.