Aos 70 anos, morre Adelmo Duarte, prefeito de Lajedo

 (Foto: Instagram/Reprodução)

O prefeito de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, Adelmo Duarte (PSD), morreu na manhã desta quarta-feira (16). Adelmo tinha 70 anos e também já havia sido deputado estadual e vereador no município. O político estava no seu terceiro mandato à frente da cidade. Ele participava de uma reunião com vereador da cidade e com o secretário de Assistência Social de Lajedo, quando passou mal. Adelmo ainda chegou a ser socorrido e levado até o hospital municipal de Lajedo, mas não resistiu e faleceu no local. A causa da morte teria sido um infarto

A morte foi confirmada pela própria prefeitura da cidade. “Lajedo perde seu filho mais ilustre. Adelmo desde muito pequeno já pensava numa Lajedo grande. Uma Lajedo que ele carregava no peito por onde foi. Vereador, Prefeito, Deputado e novamente Gestor de Lajedo que teve atuações incomparáveis para o desenvolvimento deste município, onde ele nasceu e viveu”, diz a nota, publicada nas redes sociais.

Com longa trajetória política ligada à cidade de Lajedo, Adelmo Duarte militou em diversas cooperativas rurais e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajedo na juventude. Em 1978, aos 28 anos, foi eleito vereador na cidade. Quatro anos depois, em 1982, venceu a primeira eleição para prefeito de Lajedo, e em 1992 foi reeleito. Em 2002, foi eleito deputado estadual em Pernambuco e renovou a cadeira na Alepe para um segundo mandato.

No ano passado, disputou a eleição para prefeito e venceu pela terceira vez. Ele foi eleito com 11.600 votos (49,04%). Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento do político. A prefeitura de Lajedo decretou luto oficial de 7 dias.