Pernambuco ultrapassa 3 mil leitos do SUS para covid-19 com ocupação de 97% em UTIs

Sem leitos livres no SUS, Campinas tem 110 pacientes à espera de vagas em  UTIs Covid nesta terça | Campinas e Região | G1

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou que Pernambuco atingiu, nesta quinta-feira (3), a marca de 3.017 leitos voltados para atender pacientes com o novo coronavírus. Desse total, 1.760 são de unidades de terapia intensiva (UTI) e 1.257 são de enfermaria.

Nos últimos dias, foram abertas 65 vagas de UTI e 30 de enfermaria. Do total, 40 leitos de terapia intensiva foram abertos no Agreste, sendo 20 no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, 10 no Jesus Pequenino, em Bezerros, e 10 no Perpétuo Socorro, em Garanhuns; e 20 no Sertão, sendo 10 no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, e 10 pediátricos no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina.

A SES-PE informou, ainda, que foram contratualizados e disponibilizados na Central Estadual de Regulação Hospitalar 20 leitos de enfermaria da rede municipal de Paudalho, na Zona da Mata Norte, e cinco de UTI e 10 de enfermaria na rede municipal de Barreiras, na Mata Sul.

Atualmente, Pernambuco ocupa a 6ª posição no ranking de estados brasileiros com maior quantitativos de leitos de UTI para pacientes com covid-19.