Paulo Câmara decreta mais 7 dias de restrições em Pernambuco e endurece medidas no Sertão do Pajeú

Foto: Reprodução

O Governo de Pernambuco estendeu por mais uma semana as atuais medidas restritivas no Grande Recife, na Zona da Mata e no Agreste do estado. As atuais regras seguem até 13 de junho.

Haverá medidas mais rígidas para as regiões de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, nos dois próximos finais de semana. Aos sábados e domingos, apenas atividades autorizadas poderão funcionar.

Atualmente, na Região Metropolitana do Recife e em cidades da Zona da Mata, apenas o que o governo chama de “atividades permitidas” podem funcionar nos finais de semana. Durante a semana, permanece o esquema atual, com fechamento às 20h.

65 cidades do Agreste, nas regiões de Caruaru, Garanhuns e Limoeiro, estão em quarentena. Nas localidades, apenas atividades permitidas podem funcionar, inclusive de segunda a sexta-feira.

As regiões do Vale do São Francisco e do Araripe permanecem no esquema de funcionamento até 20h, de segunda a sexta-feira, e até 18h nos finais de semana.

Os 35 Municípios do Sertão que passarão a seguir restrições nos finais de semana:

Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.

O governo segue em alerta diante dos indicadores do coronavírus, que continuam em patamares elevados em Pernambuco mesmo com as medidas restritivas. Tanto foi assim que barrou a possibilidade de jogos da Copa América no estado, que poderia ocorrer a partir do dia 13 de junho, em razão da covid-19.

No dia 12 de junho, um sábado, ocorre a tradicional data de Dia dos Namorados. Nesta terça-feira (1º), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE) solicitou ao Governo do Estado, que haja flexibilizações no horário de funcionamento dos estabelecimentos para comemoração.

Os bares e restaurantes querem flexibilização semelhante à que ocorreu para os shoppings nos dias próximos ao Dia das Mães. A Abrasel alega que o Dia dos Namorados é “uma data com forte apelo comercial e com grande aumento no consumo de refeições a dois”. No governo, a flexibilização é vista como difícil, pois, além da fase crítica da covid-19, a data ocorre em um sábado, quando as restrições tendem a serem mais rígidas em relação aos dias úteis, por exemplo.