Vereador abre caixão com facão alegando que vítima não morreu por covid-19

Vídeo: Vereador abre caixão com facão alegando que vítima não morreu por covid-19

Um vereador da cidade de Santa Bárbara do Leste, no interior de Minas Gerais, abriu – inadequadamente – o caixão onde estava o corpo de um homem, de 92 anos, que morreu com sintomas da covid-19. O vereador se chama William Faria e é filiado ao PT. A deputada Maria do Rosário vai pedir a expulsão do vereador do partido e a Polícia Civil vai investigar William por Infração de Medida Sanitária Preventiva.

O caso aconteceu no último domingo (25). Em todo o mundo, as autoridades sanitárias obrigam que, nestes casos, os sepultamentos sejam realizados com uma série de protocolos para evitar que o corpo, que ainda pode estar com o novo coronavírus, transmita a doença para quem estiver ao redor, como familiares e funcionários do cemitério.

No entanto, o vereador se revoltou com os lacres que impediam a abertura da urna funerária e usou um facão para romper o material plástico que envolvia o caixão. Sem apresentar provas, William se sentiu no direito de dizer que o idoso não havia morrido por covid-19.

Equivocadamente, William usou apenas um atestado de morte, no qual, os médicos informaram que o idoso morreu de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas não tinha expressamente o nome “covid-19”. A Polícia Civil explicou que isso aconteceu porque o resultado do exame RT-PCR demorou para sair. No entanto, a SRAG está relacionada também à covid-19.