Preferência por arroz e feijão na merenda escolar em Pernambuco tem apoio da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa

Arroz e feijão podem ganhar preferência no cardápio escolar. A medida, que consta no substitutivo ao Projeto de Lei nº 1920/2021 recebeu parecer favorável da Comissão de Agricultura nesta quarta (14). A proposição busca alterar a Lei Estadual nº 11.751/2000, que trata da composição alimentar da merenda distribuída na rede pública de ensino, a fim de priorizar esses alimentos sobre outras fibras e leguminosas.

Originalmente apresentada pelo deputado Gustavo Gouveia (DEM), a proposta foi elogiada pelo presidente e relator no colegiado, deputado Doriel Barros (PT). Conforme avaliação dele, a matéria é importante para ampliar o acesso dos jovens a uma alimentação saudável, nutritiva e de qualidade.

O petista citou pesquisa da Embrapa que atesta os benefícios do feijão para a saúde. “Fornece carboidratos, assegurando energia, além de nutrientes essenciais, como vitaminas, sais minerais, cálcio, potássio e fósforo. E as fibras ajudam no bom funcionamento do intestino e controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue”, listou. “Quando consumido junto com arroz, garante ao organismo uma proteína de excelente qualidade.” Já a deputada Roberta Arraes (PP) lamentou a oferta, por algumas prefeituras, de alimentos enlatados e processados, como salsicha.

O texto foi aprovado, nesta quarta, por outras três Comissões. Na de Educação, a deputada Teresa Leitão (PT) questionou o conteúdo. “Arroz e feijão já fazem parte, naturalmente, da alimentação escolar. Considero importante, porém, fazermos um levantamento e um relatório sobre todas as alterações que foram realizadas na lei da merenda.” O objetivo, segundo ela, é auxiliar o trabalho do Conselho de Alimentação Escolar de Pernambuco e uniformizar orientações futuras. “Também há regramentos federais no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), como a inclusão de 30% de produtos oriundos da agricultura familiar”, lembrou a petista.