Prefeito de cidade gaúcha é encontrado baleado em seu gabinete

Prefeito de Itapuca, Marcos José Scorsatto (DEM), foi baleado em seu gabinete - Divulgação/Prefeitura de ItapucaO prefeito de Itapuca (RS), Marcos José Scorsatto (DEM), ficou ferido após ser atingido por um disparo de uma pistola 380 mm. O incidente ocorreu ontem à tarde no gabinete dele na prefeitura. Conforme a delegada Alice Jantsch, responsável pela investigação, a bala atingiu o pulmão do prefeito que está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital de Passo Fundo, a 81 km de distância de Itapuca. O estado dele é estável.

O político foi socorrido inicialmente por seu irmão e secretário de saúde do município, Flávio Scorsatto, que ouviu o disparo e arrombou a porta. Em seguida, ele e funcionários da prefeitura o levaram até um hospital em Arvorezinha, a 20 km de distância.

Apuração inicial da polícia aponta que o prefeito estaria sozinho no gabinete. “Não se descarta que venha alguma prova nova, algum indicativo que aponte a participação de outra pessoa. Mas até o presente momento as duas principais linhas de investigação são disparo acidental ou uma tentativa de autolesão”, complementa a delegada.

O prefeito adquiriu há cerca de dois meses uma pistola 380 mm, porém, ainda não se sabe se é a mesma do disparo de ontem à tarde. Durante o percurso até o hospital, a arma teria sido extraviada, conforme a delegada. “Durante o salvamento, eles acabaram pegando a arma junto com o corpo, mas não se sabe se a arma caiu durante o transporte. Só poderemos confirmar que se tratava da mesma arma depois que fizermos o confronto de estojo (da bala encontrada) com a arma.”

O pouco tempo de aquisição da arma reforça a hipótese de um disparo acidental, entende Aline. “As pessoas não sabem mexer muito bem e no afã de conhecer, de manusear, acabam muitas vezes se machucando.”

Não foram encontrados sinais de arrombamento no gabinete, além do provocado pelo irmão do prefeito. Após o incidente, o local foi periciado. Oficialmente, a prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso, mas o vice-prefeito, Tulio Paludo (PP), deve assumir interinamente o cargo.