Em missa de Páscoa, papa Francisco pede mais vacinas para países pobres

Papa Francisco celebra missa de Páscoa na Basílica São Pedro - Reuters

Milhões de pessoas no mundo todo celebram a Páscoa hoje, uma das comemorações mais importantes para os cristãos e abalada, pelo segundo ano consecutivo, pela pandemia de coronavírus. Mais uma vez sem público na Basílica São Pedro, o papa Francisco pediu à comunidade internacional para compartilhar as vacinas contra a covid-19 com os países pobres.

“No espírito de internacionalismo das vacinas, eu exorto toda a comunidade internacional a se comprometer para superar os atrasos na distribuição e favorecer o compartilhamento, em particular com os países mais pobres”, declarou o papa em sua homilia.

Por conta das restrições sanitárias, apenas algumas dezenas de religiosos e fiéis foram autorizados a participar da celebração. Na bênção Urbi e Orbi, ele ressaltou que as vacinas “constituem um instrumento essencial na luta” contra a pandemia e seus efeitos econômicos. Francisco tem sido um árduo defensor da imunização em massa e contra o “negacionismo suicidário” dos que se recusam a se proteger, afirmou em janeiro.