Internet 5G chegará ao Brasil em julho de 2022, define Anatel

 (Leilão para quatro faixas de frequência que serão usadas nas transmissões de dados pode ocorrer ainda neste semestre. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou, nesta sexta-feira (26) que as empresas que vencerem o leilão das faixas de frequência do 5G no Brasil terão de implantar a tecnologia até julho do ano que vem. A data limite foi definida pelos conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A partir de agora, o governo deverá definir o preço dos lances dos blocos que serão leiloados. A expectativa é de que isso ocorra ainda no primeiro semestre deste ano. Para isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) precisa analisar a oferta em até 150 dias, e julgue em 50 dias.

A internet 5G vai permitir um salto tecnológico no país, aumentar a velocidade de navegação na tecnologia móvel em até 20 vezes, quando comparado ao 4G e reduzir o tempo de latência. A latência é o lapso temporal entre o comando e a resposta do sistema informatizado.