Ministério Público e Prefeitura de Afogados da Ingazeira se reúnem para debater novas definições sobre vacinas e fiscalização dos protocolos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou nesta quarta (20) nova reunião com o prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de detalhar a ordem de prioridade na aplicação das vacinas contra a Covid-19. A Promotoria de Justiça de Afogados da Ingazeira também vai expedir recomendação com base nas orientações da Recomendação PGJ nº 01/2021.

De acordo com o promotor de Justiça Lúcio Luiz de Almeida Neto, a reunião também versou sobre o endurecimento da fiscalização do protocolo de vacinação. “Não podemos admitir nem aceitar qualquer situação de ‘fura-fila’ na aplicação da vacina, seja por pressão política, de vínculos de amizade ou pela pressão do poder econômico”, destacou o promotor de Justiça.

O secretário de Saúde Artur Amorim fez uma explanação das diversas situações de prioridade dos profissionais de saúde, tendo sido definidos, na reunião, os setores da saúde que serão contemplados com as dosagens e a ordem cronológica da aplicação das vacinas.

Já o prefeito Alessandro Palmeira reafirmou o compromisso com os critérios preconizados pelo próprio Programa Nacional de Imunização (PNI) e assegurou que “em Afogados da Ingazeira não teremos privilegiados”.

Por outro lado, como já vem defendendo desde a primeira reunião do ano, o promotor de Justiça Lúcio de Almeida Neto reforçou a necessidade de que os cidadãos de Afogados da Ingazeira sigam cumprindo os protocolos sanitários, mesmo com a vacinação.