TSE nega recurso do Cacique Marquinhos Xukuru e determina eleição suplementar em Pesqueira

 (Facebook/ Reprodução)

Na madrugada desta quarta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral, em sessão virtual, negou o recurso especial do Cacique Marquinhos Xukuru, eleito para prefeito da cidade de Pesqueira com 51,60% dos votos válidos. O ministro Sérgio Banhos, relator do caso, recomendou uma eleição suplementar no município de Pesqueira para eleger o novo prefeito.

O ministro também pediu a anulação dos 17.654 votos que o Cacique levou, além de solicitar o impedimento da diplomação do líder Xukuru ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Enquanto as eleições suplementares não forem completas, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Wagner Cordeiro, poderá assumir interinamente a prefeitura no dia primeiro de janeiro de 2021.

Até o momento, a assessoria do Cacique não se posicionou sobre o parecer.

Condenação criminalEm 2015, o Cacique foi condenado em segunda instância por um incêndio causado- em 2003- durante uma onda de protestos do povo Xukuru.

A manifestação se deu por conta de um atentado a tiros contra o Cacique, duas pessoas não sobreviveram. Segundo a assessoria, o líder não participou do ato. “Ele não estava presente na hora, mas por ser um líder político, acabou sendo condenado”, destacou a assessoria. O Cacique e outras 35 pessoas foram condenados pela prática de crime contra o patrimônio privado, incêndio.