Operação da PF apura desvio de recursos destinados à construção de postos de saúde em Salgueiro

A Polícia Federal (PF), com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), deflagrou a Operação Quasar, em Salgueiro, na manhã desta terça-feira (15). A ação visa combater uma organização criminosa responsável por fraudes em licitações e suposto desvio de recursos públicos na Prefeitura de Salgueiro que deveriam ser utilizadas na construção de unidades básicas de saúde e outras obras de infraestrutura na cidade.

Ao todo, a ação, que conta com a atuação de 20 policiais, cumpre sete mandados de busca e apreensão em imóveis de pessoas físicas, sedes de empresas e na Prefeitura de Salgueiro. Entre os alvos das ordens judiciais estão um secretário municipal e um vereador eleito. As medidas também estão sendo cumpridas em endereços dos suspeitos na cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

As investigações que deram origem à “Quasar” tiveram início em 2019 com o objetivo de desarticular o grupo, cujo modus operandi se dava com o vencimento das licitações por uma empresa considerada “de fachada” pela PF. Isso porque, ela não possuía estrutura logística para realizar as obras contratadas. Por isso, a execução das obras era “repassada” a outra empresa que tinha vínculo com pessoas ligadas a um ex-prefeito de Salgueiro e a um secretário municipal.

As somas dos valores dos contratos sob investigação giram em torno de R$ 3 milhões. Assim, se condenados, os suspeitos podem chegar a ficar 16 anos presos.