População de 5 municípios de Pernambuco não sabe quem será o próximo prefeito; veja o motivo

Mesmo com todas as urnas apuradas, cinco municípios em Pernambuco não sabem quem será o próximo prefeito que deve gerir a cidade. Candidatos com maior quantidade de votos em Tuparetama, Palmares, Capoeiras, Palmeirinha, Ilha de Itamaracá e Pesqueira estão com a situação no Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) em sub judice, quando o registro de candidatura do candidato estava indeferido pelo TRE-PE após avaliação dos requisitos. Sendo assim, há duas possibilidades para as cidades: aguardar o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com deferimento da candidatura ou uma nova eleição.

De acordo com o advogado eleitoral Bruno Brennand, o código eleitoral dizia que nesses casos de sub judice, quem ganhava a eleição era o segundo colocado, mas em 2015 houve uma modificação no parágrafo 3º do artigo 224 e, a partir dela, existem duas opções para as os registros de candidaturas indeferidos. “Quem tiver o voto anulado em razão do seu registro ter sido julgado indeferido, em se mantendo o indeferimento do registro, pode chegar no TSE e ele mudar, dizer que o candidato tem condições elegibilidade e a questão fica pacificada, ele ganha a eleição. Caso o TSE entenda em manter o acordo com o TRE dizendo que estão inelegíveis, os votos que foram atribuídos a eles são anulados e, por força dessa nova redação, é obrigatória uma nova eleição.

Em Tuparetama, o candidato escolhido foi Sávio Torres (PTB), com 3.575 votos e 54,61% das apurações. Já na Ilha de Itamaracá, foi Paulo Batista (Republicanos), com 4.236 votos 33,03% das urnas. Em Palmares, foi Júnior de Beto (PP), com 9.506 votos 32%. Em Capoeiras foi Dudu (PL), com 5.293 votos 46,71% das apurações. Já em Palmeirinha, foi Eudson Catão (MDB), com 1.824 votos 41,54% das urnas. Por sua vez, em Pesqueira foi o Cacique Marquinhos (Republicanos), com 17.654 votos e 51,60% das urnas.