Mais um aumento da vazão de Sobradinho

ANDRÉ SCHULER/DIVULGAÇÃO CHESF

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão do Reservatório de Sobradinho que passou a ser de 2.900 metros cúbicos por segundo a partir desta quinta-feira (05). Antes, estava em 2.600 metros cúbicos por segundo. O aumento ocorreu para cumprir uma determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). É a maior vazão liberada pelo lago nos últimos sete anos, quando o São Francisco passou pela sua maior crise hídrica.

A previsão é de que ocorram muitas chuvas na Bacia do São Francisco nos próximos dias. O período chuvoso da caixa d’àgua que abastece o Velho Chico começou este mês e vai até abril do próximo ano.

Segundo informações da Chesf, a água liberada por Sobradinho vai minimizar o rebaixamento do Reservatório de Itaparica, da Usina de Luiz Gonzaga (em Pernambuco), visando manter o armazenamento em torno de 30% de seu volume útil. Ainda de acordo com a geradora, a vazão de Xingó (em Sergipe) será mantida em 2.300 m³/s, podendo chegar a 3.000 m³/s, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN. O SIN leva energia a mais de 99% dos brasileiros, sendo operado pelo ONS.