Tom Veiga teve de superar a timidez para virar Louro José antes de brilhar

Fim de uma era: Tom Veiga, o Louro José, morre após 20 anos no Mais Você - TodaTeen

Tom Veiga passou 24 anos dando voz a um boneco e nunca se importou muito com “estar escondido”. O talentoso artista, que foi encontrado morto ontem, é tímido e queria poder ir ao cinema e shopping com tranquilidade.

Quem vê o sucesso de mais de duas décadas não pode imaginar que o artista por trás do boneco não queria no começo. Ana Maria revelou que Tom relutou a aceitar o papel, pois tinha vergonha. “Mas ninguém vai te ver”, respondeu a apresentadora.

“O Louro nasceu e cresceu por conta própria. Foi um desenvolvimento de personalidade que acabou acontecendo em conjunto: Louro e Ana Maria, sem a gente discutir. Nossas personalidades são diferentes. O Louro diz coisas que eu não diria jamais para ninguém, apesar de ser meio palhaço”, disse Tom ao Memória Globo.

A parceria entre Tom Veiga e Ana Maria começou em 1989, quando Tom tinha apenas 16 anos. Ele trabalhava na divulgação de uma feira de artesanatos no Museu de Arte de São Paulo e foi chamado para trabalhar na produção de “Note e Anote”, da Record.

Foram sete anos como Tom Veiga até surgir a ideia de Louro José, em 1996. O objetivo era alavancar a audiência e atrair o público infantil, afinal, o programa de Ana era precedido por desenho.

A princípio, a ideia é que em cada dia, uma pessoa diferente da produção interpretasse o personagem. Foram de seis a oito pessoas testadas até o momento em que Tom foi flagrado brincando com o boneco.

“Um dia depois do programa estava brincando, tirando sarro, e ela chegou e viu aquela brincadeira. Ela gostou, e falou: ‘amanhã você entra no ar como Louro José'”.