Bolsonaro inaugura 2ª etapa da Adutora do Pajeú, em São José do Egito; Bolsonaristas gritam ‘fora Paulo Câmara’

DOM MENEZES/SJCC INTERIOR

Em mais uma viagem pelo Nordeste e na segunda visita a Pernambuco, desde que foi eleito, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou na manhã desta quinta-feira (1º) em São José do Egito para inaugurar a segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú. Também participaram do encontro o senador e líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB), os deputados federais André Ferreira (PSC), Pastor Eurico (Patriota) e Fernando Filho (DEM). Além dos parlamentares, os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretária de Governo), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e o presidente da Embratur, Gilson Machado, estavam no evento.

Ausência notada na cerimônia, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), não recebeu convite do Palácio do Planalto para participar da agenda com Bolsonaro. Vale lembrar que é Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), ligada ao governo do Estado, que opera a Adutora do Pajeú. Enquanto Bolsonaro estava no Sertão, Câmara participava da inauguração do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife. Mesmo a 360 km de distância, aliados de Bolsonaro gritaram palavras de ordem contra o governador. “Fora, Paulo Câmara” gritaram, em coro.

A comitiva presidencial chegou a São José do Egito por volta das 10h40 e foi recepcionada por simpatizantes. Após deixar o helicóptero que o levou de Campina Grande, na Paraíba, para a cidade pernambucana, o presidente se dirigiu aos apoiadores, ignorando as recomendações para contenção da covid-19. Não usou máscara e ainda cumprimentou a população com acenos, toque de mãos e posou para fotos.