Polícia Federal erradica 80 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

Operação erradica 500 mil pés de maconha em Pernambuco – Interior da Bahia

Em operação do dia 11 a 18 de setembro, a Polícia Federal erradicou mais de 80 mil pés de maconha, no Sertão de Pernambuco. Caso os pés fossem colhidos e prensados, o plantio renderia 27 toneladas da droga.

O assessor de comunicação da Polícia Federal Federal, Giovani Santoro, falou sobre os locais onde as plantações foram achadas.

“Essa apreensão e erradicação foi feita principalmente no Sertão pernambucano, mais precisamente em Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha e algumas Ilhotas do Rio São Francisco”, disse.

Segundo Santoro, a polícia faz levantamentos de onde existem plantios de maconha.

“A polícia federal faz os levantamentos desses locais detectando onde estão os plantios. Aí uma operação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil vão para os locais e fazem a destruição de todos os plantios”, explicou.

Giovani contou, que durante a apreensão dos pés da droga, uma pessoa foi presa.

“Quando os policiais chegaram, a pessoa estava no plantio. Ele quis negar, mas não houve como porque sua mão estava impregnada de maconha, o que comprova que ele estava realmente cultivando o roçado. A pessoa tem passagem pela polícia, antecedentes criminais por tráfico e por roubo”, relatou.

O assessor ainda falou da importância do desabastecimento da maconha no estado. Segundo ele, quando uma grande quantidade como essa deixa de abastecer o mercado consumidor, há uma tendência na diminuição da violência. Isso acontece porque o tráfico de droga traz outras ocorrências criminosas como furtos, assaltos, homicídios e guerra de gangues para dominar territórios para vender as drogas.