Pernambuco está com metade das vagas de enfermarias desocupadas; UTI será entregue nesta sexta, em Afogados da Ingazeira

Estado tem um dos menores patamares de ocupação de leitos de UTI, desde o início da pandemia: com uma taxa de 64%. (Andréa Rêgo Barros/PCR Divulgação)

O secretário estadual de Saúde, André Longo, ressaltou, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, que Pernambuco está com metade das vagas de enfermaria desocupadas e que atingiu um dos menores patamares de ocupação de leitos de UTI, desde o início da pandemia: com uma taxa de 64%.

Nesta sexta-feira, às 10h, o secretário estadual de Saúde, André Longo, inaugura 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional Emília Câmara, na cidade de Afogados da Ingazeira (Av. Júlio Câmara, 625, Centro), no Sertão do Pajeú. Os novos leitos são destinados ao atendimento de pacientes adultos com suspeita ou confirmados da Covid-19, que apresentam a Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), ampliando a capacidade de atendimento na região.

“Dentro da estratégia do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, coordenado pelo governador Paulo Câmara, nós estamos dando continuidade à expansão de leitos no Interior do Estado, notadamente no Sertão. Estamos indo ao município de Afogados da Ingazeira para colocar à disposição da população dez leitos de tratamento intensivo, no Hospital Emília Câmara, que será a UTI Otoniel Barbosa de Lima, uma homenagem a um dos primeiros servidores da unidade, que prestou 35 anos de serviço e faleceu aos 100 anos de Covid-19, lá mesmo no Hospital, e achamos uma justa homenagem. Então, colocaremos esses leitos à disposição da população que certamente serão importantes para salvar vidas de sertanejos. No primeiro momento, atenderá aos pacientes da Covid-19, mas, depois, se consolidará como equipamento para atender outras patologias e ficará como um legado para a região. Consideramos a inauguração desses leitos um grande avanço para a região por serem os primeiros de UTI na 10ª Gerência Regional de Saúde (Geres), que abrange 12 municípios”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.