PE faz investimento de R$ 23 mi para garantir internet aos estudantes da rede estadual

Anúncio foi feito em pronunciamento do governador e do secretário estadual de Educação. (Foto: Heudes Regis/SEI/Divulgação)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou, nesta quarta-feira (5), um investimento de R$ 23 milhões para garantir internet gratuita aos estudantes da rede estadual de ensino. O programa, denominado “Conecta Aí”, vai beneficiar cerca de 500 mil alunos de escolas públicas, patrocinando pacotes de dados de internet para acesso gratuito ao material da Plataforma Educa-PE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do Google Classroom. Os conteúdos poderão ser acessados por meio de todas as operadoras de telefonia que atuam em Pernambuco. Os dados utilizados serão pagos pelo governo.

Além disso, 30 mil professores da educação básica e cinco mil estudantes de baixa renda da Universidade de Pernambuco (UPE) também serão favorecidos. A previsão para início do programa é 11 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante. “A pandemia da Covid-19 impôs desafios na educação, tanto para a administração pública quanto para as famílias e, sobretudo, para os professores e estudantes. Enquanto tivermos que conviver com as restrições provocadas pelo novo coronavírus, o ensino remoto fará parte do processo de aprendizagem”, afirmou o governador.

Os professores que atuam na rede pública estadual também serão beneficiados nas transmissões das aulas pela internet, no acesso às ferramentas virtuais de interação com os estudantes e na participação em diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes, por meio da plataforma Educa-PE. Trata-se de um programa de formação continuada, com foco no uso de novas tecnologias e desenvolvimento de competências.