“O PT errou muito e precisa se reinventar, reciclar e abrir diálogos”, diz Camilo Santana em live da IstoÉ

“O PT errou muito e precisa se reinventar, reciclar e abrir diálogos”, diz Camilo Santana em live da IstoÉ

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) participou da live de Istoé na sexta-feira (10). Em entrevista ao diretor de redação da revista, Germano Oliveira, ele falou sobre a crise sanitária que assola o país e muito gravemente os cearenses.

O Ceará é o 2° estado com maior número de casos de Covid-19 no Brasil, com mais de 131 mil testes positivos, com cerca de sete mil mortos, até o momento, e ultrapassou o Rio de Janeiro no sábado (06).

“Quanto mais se testa, maior é o número de casos confirmados. Já testamos 340 mil pessoas no estado. Um dos grandes problemas aqui é que o governo federal não nos autorizou a fechar os aeroportos em fevereiro, quando sabíamos que o vírus chegaria no país pelos aeroportos. O mundo inteiro fez isso, mas o Brasil não adotou essa política. O Estado tinha 46 voos internacionais por semana. Tive que entrar na justiça para criar uma barreira sanitária”, afirma o governador.

Segundo o governador, outro ponto importante para o Ceará ter se tornado o epicentro da pandemia no norte e nordeste é que a capital, Fortaleza, e a cidade com a maior densidade populacional do país – cada km² de área urbana é ocupado por mais de 8 mil pessoas.

“A pandemia fez a gente ampliar a regionalização da saúde. Inauguramos 3000 leitos, 726 desses são UTIs para tratamento do Covid-19. Antes da crise sanitária, só existia leitos de alta complexidade na cidade de Fortaleza. A partir de agora todas as regiões do estado existem hospitais com infraestrutura e 90% das necessidades de saúde da população será resolvida na própria região em que vive. Essa pandemia nos fez acelerar a implantação de UTIs”, complementa.