‘Risco de reabrir é depois ter que fazer lockdown’, diz ministro Fux sobre economia

 (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) defendeu a cautela na reabertura econômica em razão da pandemia de coronavírus que atinge o país. De acordo com o ministro, a volta das atividades comerciais não podem ocorre ao custo de que a doença se espalhe mais pelos estados e municípios.

Fux afirmou que entende a ânsia social de volta das atividades, mas ele lembrou que a doença continua avançando nos estados e municípios. “É claro que há uma preocupação natural para a retomada econômica. Mas a retomada da economia não pode ser levada a efeito desta contaminação pela pandemia”, afirmou.

O ministro lembrou que o Supremo entende que os governos municipais e estaduais têm competência para definir sobre medidas de isolamento, e que não cabe ao governo federal definir ações locais sobre o comércio. “Num confronto entre a competência do Estado e a competência do município, permanece o interesse local. Pois o lucro que estamos tratando é a saúde pública”, completou. O presidente Jair Bolsonaro defende a retomada da economia, mesmo com o avanço do número de mortos e infectados.