Paciente recuperada de coronavírus no Piauí volta a ter teste positivo

 (Foto: Sajjad/Hussain/AFP)

A prefeitura e autoridades de saúde da cidade de Paraíba, no Paiuí, investigam um caso suspeito de reinfecção por coronavírus. Uma técnica de enfermagem, que testou positivo para Covid-19 em 27 de abril, ficou em quarentena de 14 dias e foi dada como recuperada da doença, voltou a testar positivo.

Em ambos os casos em que a paciente apresentou sintomas para a doença, em abril e junho, foram realizados testes sorológicos, que identificam a presenta de anticorpos no organismo, e testes de swab, onde amostras de mucosas são recolhidas na garganta do doente para confirmar a presença do vírus.

No primeiro caso, o exame de swab deu negativo, pois a paciente já estaria em processo de recuperação, mas o teste sorológico, colhido por amostra de sangue, deu positivo. Em um segundo momento, o teste de swab, realizado na terça-feira (2) deu positivo para coronavírus, apontando que a técnica de enfermagem tinha carga viral na região da garganta.

A infectologista Renata Beltrão, que atua na região, afirmou que este tipo de resultado precisa passar por averiguação aprofundada. “No mês de abril, ela apresentou sintomas e foi feito um teste sorológico no dia 27, que veio positivo… Além deste exame, no mesmo dia ela realizou um swab, que veio negativo, conforme o que deveria ser para um paciente que está no décimo dia de infecção e acabou a fase de replicação viral. A paciente ficou assintomática, e evoluiu bem.”

A especialista pede cautela em razão do resultado, mas destaca que os exames foram claros em seus resultados. “Nos últimos dias, ela apresentou sintomas e foi feito um novo exame de nasofaringe. Esse exame positivo representa uma discordância do primeiro.Não é padrão que isso aconteça. Isso não significa que sim, estamos frente a um caso de reinfecção, mas significa que tem sugestão de que seja isso”, explica.
A investigação agora deve envolver autoridades estaduais e federais.