Desemprego no país sobe para 12,6% e atinge 12,8 milhões de pessoas

Seguro-desemprego menor e trabalho aos domingos: 4 respostas sobre ...

A taxa de desemprego no país subiu de 11,2% para 12,6% no trimestre entre fevereiro e abril deste ano, na comparação com o trimestre anterior (novembro de 2019 a janeiro de 2020), atingindo 12,8 milhões de pessoas.

Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE. A pesquisa não usa só os trimestres tradicionais, mas períodos móveis (como fevereiro, março e abril; março, abril e maio etc.). O levantamento divulgado hoje (28) mostra parte dos efeitos da crise econômica causada pelo novo coronavírus no mercado de trabalho brasileiro.

O nível da população ocupada teve queda recorde de 5,2%, em relação ao trimestre encerrado em janeiro, representando uma perda de 4,9 milhões de postos de trabalho, que foram reduzidos a 89,2 milhões.

Segundo o IBGE, a queda desse indicador é reflexo da pandemia, que causou a paralisação de diversos setores da economia. A analista da pesquisa Adriana Beringuy afirmou que os efeitos foram sentidos tanto entre os informais quanto entre trabalhadores com carteira assinada.

“Dos 4,9 milhões de pessoas a menos na ocupação, 3,7 milhões foram de trabalhadores informais. O emprego com carteira assinada no setor privado teve uma queda recorde também. A gente chega em abril com o menor contingente de pessoas com carteira assinada, que é de 32,2 milhões”, declarou.