Maioria dos prefeitos quer adiar eleições, diz presidente da Amupe

Arquivos Notícias da Amupe | Amupe

Durante reunião realizada por videoconferência pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), na última segunda-feira (25), a maioria dos 120 prefeitos que participaram da reunião virtual acredita que não será possível fazer as eleições neste ano.

“A grande maioria acha que não tem condições para que sejam feitas as eleições. Os prefeitos explicaram suas razões e os parlamentares ouviram”, disse Patriota. Segundo o presidente da Amupe, existem quatro vertentes entre os deputados e senadores sobre o tema. “A primeira acredita que as eleições deveriam continuar marcadas para outubro de 2020. Outro grupo quer que elas sejam adiadas para dezembro. Tem outra vertente que quer esperar a ciência e só fazer eleições quando acabar a emergência sanitária. Aí, seriam feitas assim que as autoridades de saúde derem o aval, que seja seguro para todos. Por último, tem os que acreditam que os mandatos de prefeitos e vereadores devam ser coincidentes com o do presidente, governador, deputados e senadores, sendo feitas eleições somente em 2022”, explicou Patriota.

O prefeito de Afogados da Ingazeira também afirmou que a Amupe pretende ajudar a promover uma pesquisa de opinião para saber o que a população pensa a respeito do possível adiamento das eleições municipais. “Será uma pesquisa nacional, com os Estados. Também queremos conversar com os presidentes do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, relatou.