Secretário de Defesa Social de PE avisa que polícia “não só pode, como vai” proibir aglomerações nas ruas

Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua ...

As cenas comuns, principalmente nas periferias, de um grupo de pessoas bebendo na calçada, ou jogando dominó, serão alvo das forças de segurança a partir do próximo sábado, quando começam a valer as medidas mais rígidas de isolamento social decretadas pelo governo (até o próximo dia 15 a ação será educativa).

“A polícia não só pode, como vai intervir para que essas aglomerações não aconteçam”, disse o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, em entrevista para um emissora de rádio do Recife.

Uma das grandes dúvidas a respeito do decreto – que limita a circulação de veículos e pessoas pelas ruas – é saber se as polícias terão “perna” para proibir aglomerações comuns no Grande Recife, principalmente em mercados e locais de feiras livres.

“Estamos fazendo um estudo de identificação sobre onde estão estão as maiores aglomerações. Sabemos que muitas são nas imediações de feiras e mercados. É preciso saber se as pessoas têm realmente a necessidade de estar ali”, comenta Pádua.

Segundo o secretário serão coibidas as aglomerações que não tenham caráter essencial. “A gente sabe que existem filas para o recebimento do auxílio emergencial e isso é serviço essencial”.

Pádua também apelou para a ajuda dos municípios. “São eles que sabem os locais de maior fluxo de veículos e de maior aglomeração. Vão nos ajudar muito a identificar os pontos para que a fiscalização seja mais efetiva”.