Coronavírus: “Primeiros quinze dias de maio devem ser duríssimos em Pernambuco”, diz secretário de Saúde

Nada de pânico", orienta o Secretário da Saúde de Pernambuco sobre ...

Com 5.358 pessoas que já tiveram diagnóstico confirmado do novo coronavírus e 450 mortes pela doença, Pernambuco assiste atualmente a uma franca aceleração da epidemia de covid-19. Em entrevista coletiva online nesta segunda-feira (27), o secretário Estadual de Saúde (SES), André Longo, ressaltou que os primeiros 15 dias do próximo mês tendem a ser “duríssimos”, mas que o governo continua a trabalhar no limite da assistência, ampliando número de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), para salvar vidas. “A curva de casos (em Pernambuco) deverá chegar ao pico em maio”, disse o secretário.

Dos 5.358 casos confirmados em Pernambuco, 3.688 são de pacientes que se enquadram na classificação de quadro grave da covid-19 e 1.670 são pessoas que desenvolveram quadros leves da doença. Dos casos graves, 1.684 estão em isolamento domiciliar e 850 internados, sendo 190 em UTI e 660 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. Além disso, o boletim aponta 704 pacientes já recuperados da doença.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 110 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.