Líder norte-coreano está ‘vivo e bem’, afirma Coreia do Sul

China envia médicos especialistas para acompanhar Kim Jong-un ...

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, está “vivo e bem”, informou um alto conselheiro de segurança do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, minimizando os rumores sobre a saúde de Kim depois de sua ausência em um importante evento comemorativo.

“A posição do nosso governo é firme”, disse o conselheiro do presidente Moon sobre segurança nacional, Moon Chung-in, em entrevista à CNN neste domingo (26). “Kim Jong Un está vivo e bem”, completou.

O conselheiro disse que Kim passa uma temporada em Wonsan – um resort no leste do país – desde 13 de abril, acrescentando: “nenhuma movimentação suspeita foi detectada até o momento”.

Conjecturas sobre o estado de saúde de Kim foram crescendo desde sua ausência nas celebrações, em 15 de abril, no aniversário de seu avô, Kim Il Sung, fundador da Coreia do Norte, o dia mais importante do calendário político do país.

Kim não faz aparições públicas desde que presidiu um encontro do politburo do Partido dos Trabalhadores, em 11 de abril, e no dia seguinte a imprensa estatal divulgou que ele teria inspecionado caças-bombardeiros em uma unidade de defesa aérea.