Disseminação da Covid-19 no interior de PE segue o fluxo da BR-232, diz Secretaria Estadual de Saúde

Carro é tomado de assalto na BR-232 em Parnamirim-PE - Blog do ...

De sábado (18) para esta segunda-feira (20), 14 novos municípios pernambucanos apareceram no boletim epidemiológico da Secretaria estadual de Saúde, com os primeiros registros da Covid-19 nessas cidades. No sábado, os casos confirmados apareciam em 72 municípios do interior de Pernambuco, enquanto nesta segunda os casos estavam distribuídos em 86 cidades, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Segundo o secretário de Saúde André Longo, a expansão do novo coronavírus pelo estado segue o fluxo da BR-232, a principal rodovia de Pernambuco a ligar o Litoral ao Sertão pernambucanos.

“Temos acompanhado pelo mapa a disseminação dos casos e chama a atenção o avanço da doença para o interior. Sabemos que o novo coronavírus vai chegar a todas as regiões do estado, e vai chegar com um certo grau de mortalidade. Mas ao mesmo tempo acompanhamos o mapa do índice de isolamento social e é lamentável que haja um relaxamento tão grande (em relação às medidas de isolamento social), talvez alimentado pela falta de expectativa de que a doença vai ficar só na capital ou na Região Metropolitana do Recife.

O problema é que, como o estado não contava com o avanço tão rápido da doença pelo interior, grande parte dos leitos previstos para as outras três macrorregiões de Pernambuco ainda não está estruturada. “Neste primeiro momento, ficou concentrada a ampliação dos leitos na RMR, que é onde estão 80% dos casos. Mas é fato que precisamos estruturar melhor as outras três macrorregiões”, confessou André Longo. Segundo ele, 100 leitos já foram abertos no interior, sendo 41 de UTI. “Os outros leitos abertos são de estabilização, com estrutura para que se possa estabilizar o doente para ele ser transferido de forma adequada para um hospital regional ou para a capital”, explicou o secretário.

Em Caruaru e Garanhuns, que estão localizados na segunda macrorregião de Pernambuco, foi publicado nesta segunda-feira (20) o edital para a construção do hospital de campanha de Caruaru, que ficará anexo ao Mestre Vitalino. A nova estrutura deve entrar em operação, de acordo com previsão do estado, em até 20 dias.