Carnaíba: Pajeú registra primeiro caso de coronavírus e primeiro óbito

Entenda o coronavírus - Portal da Urologia

A Prefeitura de Carnaíba informa que o paciente notificado para COVID-19, idoso de 81 anos, que havia sido atendido no Hospital Dr. José Dantas Filho, em Carnaíba, testou positivo para COVID-19.

No dia 10/04 (sexta-feira), em Carnaíba, o paciente deu entrada no hospital local apresentando sintomas de SÍndrome Respiratória Aguda Grave- SRAG, segundo a médica plantonista que o atendeu na ocasião, sendo assim notificado como suspeito.

No dia 11 de abril (sábado), foi realizada coleta de material por via SWAB, para teste RT-PCR e, posteriormente, encaminhado ao Lacen, no Recife.

No dia 12/04 (domingo), o aludido paciente faleceu.

Ele esteve internado no hospital Ruy de Barros, na cidade de Arcoverde, 29 dias na UTI e 15 dias na enfermaria.

Hoje a Prefeitura recebeu o resultado confirmando que o paciente testou positivo para COVID-19.

A Vigilância em Saúde e todas as equipes de saúde do município enfatizam que torna-se ainda mais urgente e imprescindível os cuidados para prevenir a doença.

Ressalta-se que todas as pessoas que em contato com o paciente estiveram, foram orientados e monitorados pelas equipes de saúde, mantidos em quarentena, seguindo o protocolo orientado pelo Ministério da Saúde, inclusive quanto ao procedimento de sepultamento, seguindo o corpo diretamente do Hospital para o cemitério local, cumprindo todas às normativas de protocolo para pacientes com a doença.

Reforça-se a necessidade de manter o isolamento social, bem como, às medidas de higiene.