Barragem de Sobradinho está com mais de 70% da capacidade

Reservatório foi beneficiado pelas últimas chuvas da região

A Barragem de Sobradinho, na Bahia, ultrapassou 70% da capacidade total após as últimas chuvas na região. No dia 1º, a usina hidrelétrica de Sobradinho começou a operar pela primeira vez sem limite máximo para vazão de água liberada em um mês de abril desde 2013. Por causa disto, a região do Baixo São Francisco, que fica entre Alagoas e Sergipe, pode receber mais água.

Em alguns locais como a Ilha do Rodeadouro e a Ilha do Fogo, entre as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), os moradores já relatam que os balneários estão cobertos pelas águas do Velho Chico.

Esta também é a primeira vez que o maior reservatório da bacia do Rio São Francisco entra na faixa de operação Normal desde 1º de maio de 2019, quando as atuais regras operativas das barragens das principais hidrelétricas da bacia entraram em vigor. Em 31 de março, a barragem acumulava 73,98% de seu volume útil.

A resolução nº 2.081/2017 da Agência Nacional de Águas (ANA) diz que Sobradinho tem três faixas de operação: Normal (quando o volume útil está acima de 60% até 100%); Atenção (acima de 20% até 60%); e Restrição (até 20%). Na faixa de operação Normal, a defluência mínima média diária é de 1.100 m³/s na hidrelétrica de Xingó (AL/SE) e de 800 m³/s em Sobradinho. Ambos os reservatórios ficam liberados de um teto para liberação de água.