Morre Moraes Moreira, cantor e integrante dos Novos Baianos, aos 72 anos

21.set.2013 - Moraes Moreira, Pepeu Gomes e Roberta Sá tocam sucessos do Novos Baianos no palco Sunset - Marco Antônio Teixeira/UOL

Moraes Moreira, cantor que iniciou carreira nos Novos Baianos e depois registrou uma série de sucessos solo, morreu hoje aos 72 anos. A notícia foi confirmada ao UOL pela assessoria de imprensa dos Novos Baianos. A causa da morte não foi informada.

Com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, Moreira tocou e compôs nos Novos Baianos, originalmente, entre 1969 e 1975. No período, o grupo lançou discos como “Acabou Chorare”, que são reconhecidos como alguns dos grandes clássicos da música brasileira.

Após a dissolução do grupo, seguiu em carreira solo, se tornando pioneiro dos trios elétricos e marcando sucessos de Carnaval como “Pombo Correio”, “Vassourinha Elétrica” e “Bloco do Prazer”.

Sua popularidade foi revitalizada pela gravação do “Acústico MTV”, lançado em 1995. Gravações de estúdio como “50 Carnavais” (1997), “Meu Nome é Brasil” (2003) e “A Revolta do Ritmos” (2012) se seguiram.

Moreira também se reuniu com os colegas de Novos Baianos duas vezes: em 1997, ocasião que rendeu o álbum ao vivo “Infinito Circular”; e em 2015, para uma série de shows registrada em “Acabou Chorare – Novos Baianos se Encontram”.