Justiça recebe ação de improbidade proposta pelo Ministério Público Federal contra prefeito de Orocó

Arte retangular com fundo preto e a expressão 'Improbidade Administrativa' escrita em letras brancas

Ação de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro contra o atual prefeito de Orocó, George Gueber Cavalcante Nery (PT), foi recebida pela Justiça Federal. Ele será processado por não atender requisições de informação do MPF, bem como por prestá-las com atraso, em investigações sobre possíveis irregularidades na gestão de recursos federais. O responsável pelo caso é o procurador da República André Estima de Souza Leite.

Conforme consta na ação, o prefeito deixou de atender, no tempo determinado, as requisições do MPF no âmbito de quatro investigações em andamento. Esses procedimentos apuram a possível má gestão, pelo município de Orocó, de recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e do Programa Bolsa Família.

O MPF também investiga suposta irregularidade no repasse à Caixa Econômica Federal de valores descontados das remunerações dos servidores de Orocó, a título de empréstimo consignado. Embora algumas dessas irregularidades possam ter ocorrido em gestões anteriores, cabe ao atual prefeito o devido atendimento às requisições de informação e documentos do procurador da República para a elucidação dos fatos.