Comissão Externa da Câmara dos Deputados avaliará escolas e hospitais públicos de Pernambuco

 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O funcionamento de escolas e hospitais públicos pernambucanos passará a ser fiscalizado por uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados. O requerimento feito pelo deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) foi aprovado pela da Mesa Diretora da Casa nesta terça-feira (4).

A justificativa apresentada pelo parlamentar é de que seria “público e notório o mau atendimento dos hospitais públicos de Pernambuco e a precariedade das escolas estaduais”. A autorização da comissão permite que o deputado averigue a situação dos serviços prestados e elabore relatórios públicos.

Uma pesquisa realizada pela Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil foi utilizada como embasamento do pedido de Fernando Rodolfo. A publicação realizada trimestralmente pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) constatou elevados índices de insatisfação de pacientes do Hospital da Restauração, Hospital Otávio de Freitas e Hospital Getúlio Vargas. Na visão do deputado, “a Comissão Externa vai nos dar mais força e respaldo para fiscalizar a prestação do serviço público. Vamos percorrer Pernambuco de ponta a ponta”.